domingo, 25 de setembro de 2011

O quão grande devemos ser?



O quão grande devemos ser? O quão forte devem ser nossas demonstrações de afeto? O quão imenso deve ser sua compatibilidade com alguém? Qual o tamanho da compreensão, qual o tamanho da dedicação, e qual o tamanho da força de vontade...

... Que devemos ter para conquistar alguém?

Confesso pensar que talvez eu possa transparecer algumas coisas ruins. Desconfianças, medos ou inseguranças, coisas assim que eu posso não enxergar, mas que os outros enxergam com a maior facilidade. Pois é, isso acontece com todos nós. Acabo vendo coisas nas pessoas que elas não enxergam também (não vêm ao caso).

Apenas deixo uma reflexão (e acredite não é forçar a barra).

Devemos ser realmente imensos para conquistar? Altamente compatíveis para obter? Devemos mesmo demonstrar com um super afeto aquilo que sentimos para que tenhamos sucesso na nossa trajetória em busca de algo que nos faz feliz? Nossa compreensão por naturalidade mesmo que seja 100 % parece deixar falhas.

Rastros da exatidão de desconfiança e medo.

Nossa dedicação é toda feita por um ideal. Vale a pena uma dedicação total? Essa dedicação realmente precisa ser tão grande toda vez que quisermos conquistar algo? E a nossa força de vontade...! Já pensou nisso? Ás vezes alguma coisa, uma pureza do nosso coração, algo que vem do peito ou do cérebro... Enfim, essas duas coisas juntas que se conectam, acaba lançando algo para algum outro lugar fazendo com que ative uma energia extra, uma vontade além do que podemos fazer por algo. Temos essa vitalidade bem maior quando queremos algo realmente. Isso se chama força de vontade.

Mas e aí, vale a pena tudo isso?

Faça agora a sua reflexão.

Apenas pare... Feche os olhos. Pense!

E se pergunte:

Quem sou eu? O que eu sinto? O que me mostram? O que me dizem? O que eu quero? No que eu acredito? O que eu sou? De onde vim? O que posso me tornar? Sou capaz? Posso arriscar? Posso simplesmente, para todo o sempre ficar parado por ter medo de agir? Posso eu me definir e ter medos pelo que vejo ao meu redor e que muitas vezes não acontece comigo?

Aquele que se esforça. Que trabalha duro. Seja para o que for.

Para manter uma amizade forte. Para trabalhar e sonhar com uma carreira profissional. Para conquistar a pessoa amada.

Acredita que ele faz isso mesmo?

Aliás, essa pergunta é inválida.

Essa vai ficar melhor.

Acredite que algumas perguntas não serão suficientes. E nem sempre palavras também serão... Mas aí vai:

As pessoas hoje: elas conquistam alguém ou elas provam algo para alguém?

As pessoas namoram alguém ou tentam manter algo com alguém?

Qual seu medo se não há motivos para desconfiança?

Se não há motivos para o sofrimento?

O que lhe é tão confortável? O que seria grande o suficiente para fazer com que tu acredites que as coisas podem ser melhores? E fazer com que te sintas com a coragem de se atirar de costas ao chão, de olhos fechados, e sem medo de saber se terá alguém para lhe segurar.

Quem sabe se ao invés de questionarmos para sempre o que o mundo alheio pensa, o que o mundo alheio sente, o que o mundo alheio necessita, quer, deseja ou simplesmente o que o mundo alheio quer de você. Quem sabe simplesmente não pense mais no que sente sobre você mesmo?

Porque ao invés disso não faça com que teu coração se abra? Tenha a mesma força de vontade daqueles que tentam.

Pense naqueles que tentam. Não generalize. Mas pense... Pois estes conseguem ter esta força para si, e para as outras pessoas. Assim fazendo que somente amor resplandeça.

Não existiram palavras para explicar.

Será que não depende somente das pessoas mudar esta parte da história? Esse mundo paralelo no qual que vivemos e que colocamos na cabeça um dos outros.

De que nada é fácil e de que nada é simples!

Teoricamente dizemos. Exemplificamos, e, colocamos mil motivos para acreditar que as adversidades são maiores do que a nossa própria crença. Damos inúmeras desculpas a nós mesmos para que não acreditemos naqueles que por não quererem somente se aventurar pagam pelo passado daqueles que já fizeram mal pra alguém um dia.

Que mundo é este que julga alguém ou alguma coisa pela atitude de outros?

Somos iguais por mantermos os pés no chão. Temos os mesmos direitos e liberdades.

Porém construímos nosso próprio espaço coletivo e intelectual.

Montamos nossas amizades, nossas vidas. Nascemos com uma cultura e uma educação. Temos nossos sentimentos e realidades diferentes. Todo tipo de sensação para alguém é diferente pra outrem.

Há somente uma coisa que podemos dizer. Há sempre um momento em que tentaremos dizer o que nunca foi dito. O nosso cérebro e o nosso coração farão tudo para que possamos explicar da melhor maneira possível.

Mas no fim de tudo. Talvez hoje. Talvez agora.

Eu só chegaria a uma conclusão: Apesar de belas, inteligentes e extremamente fundamentais. Palavras não explicariam tudo.

O que vezes precisamos é de ações e atitudes.

E palavras não arriscam por você. Tentam somente te encorajar de que o mundo é muito além do que aquilo que os nossos olhos podem ver.

Palavras, frases, parágrafos, versos, conjugações, concordâncias, poemas, crônicas ou fábulas...

...Não tem o poder de nos mudar. De fazer acontecer. De nos fazer arriscar...

E esse poder não existe por quê?

Porque todos podem falar.

Porque palavras são somente palavras?

Elas são tão inúteis assim?

São tão banais

Quem lhe ensinou isso? Confesso que entendo.

Mas é como uma religião. Ler a Bíblia e crer na palavra de Deus.

E agora? Não sou Deus, mas e aí, o que farás com minhas palavras?

O Quão grande precisamos ser para que valhamos algo?


"Não importa como mostramos ou demonstramos, por dentro sentimos e não nos enganamos. De que vale não sofrer, se estás sujeito a não viver ? "

8 comentários:

  1. Camilla Godinho: Achei muito interessante esse post, uma forma de pensarmos mesmo um pouco na vida, quem sou e o que quero. Pois, nunca tinha parado para pensar nisso. E esse post me fez refletir um pouco em um momento bom eu estava precisando mesmo pensar e refletir sobre essas questões, não cheguei a uma conclusão ainda, mas essas perguntas vão ficar para reflexão do dia a dia. Adoro teus Posts Mauro. Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Camila Castro :
    Mauro, realmente tens um dom como os amigos cometaram. Um dom que precisa ser lapidado para fazer as pessoas pensarem sobre como estão agindo, parar fazer as pessoas sentirem mais, dentre outras coisas. Sobre esses indíviduos te criticando maldosamente, mal sabem eles a pessoa que tu é, fora a escrita deles, dentre outras coisas. E eu fico pensando que tipo de coisa faz eles melhores do que tu. Aposto que nada. Infelizmente esse tipo de gente vai estar aí a vida inteira pra te incomodar. NÃO TE DEIXA ABALAR! NUNCA! Parabéns pelo blog !
    "..De que vale não sofrer, se estás sujeito a não viver ? "

    ResponderExcluir
  3. Incrível Maurinho! Combinação perfeita de cada palavra escrita, de cada pensamento. Ao ler fiquei refletindo muito, e tudo o que escreveste é pura verdade, é bem o que acontece na realidade de nós, seres humanos. "Não importa como mostramos ou demonstramos, por dentro sentimos e não nos enganamos. De que vale não sofrer, se estás sujeito a não viver ? " diz tudo, sem mais. Estás de parabéns, tens várias qualidades, mas essa eu não conhecia! :) Cada vez mais te admirando.

    ResponderExcluir
  4. olha, a Camila me indicou teu blog... lindo. Mesmo. Parabéns. Eu adorei te ler. vou frequentar.
    eu escrevo tbm se quiseres me dar a honra de uma visita. Fica com meu nome o meu URL

    ResponderExcluir
  5. muito reflexivo,adorei! teus posts estao cada vez melhores,continue assim! bjos

    ResponderExcluir
  6. Lindoo Mauro
    beijo Karen :)

    ResponderExcluir
  7. Òtimas palavras, foram muito úteis :) Beijos Tiéli

    ResponderExcluir